fevereiro 26, 2006

libro de nanas


O mundo das rimas infantis tradicionais é-me fascinante. Está cheio de abraços, colos, embalos, mas também de sustos terríveis e fantasmas. Dos vários que tenho sobre o assunto, guardo um livro precioso... Libro de Nanas, da Mediavaca. Tenho-o pela encadernação e sobretudo, pelas ilustrações da Noemi Villamuza. São absolutamente coerentes com este mundo dos inícios: doces e ríspidas, às vezes mesmo em simbiose completa de antagonias. A mão que risca é nítida nos traços e sombras feitos a carvão e isso acentua esta ideia de vida assim ( forte e frágil ) que é a nossa desde sempre. A história das rimas de embalar é também a história das mães, que antes disso são pessoas e mulheres. É um mundo fascinante.

1 comentário :

Unknown disse...

A ilustração é linda!
Tenho sempre a tendência de pôr as personagens dos meus desenhos a voar é algo a que não consigo resistir assim que pego na caneta.