fevereiro 10, 2007

inauguração
















A Casa da Leitura mora na Gulbenkian desde ontem. É o portal dedicado à literatura infanto-juvenil que faltava também em Portugal, à semelhança dos que existem noutros paises. Serve aos mediadores - pais, bibliotecários, professores, jornalistas... e a todos os que se interessam sobre esta temática.
Nele oferecem-se não apenas a recensão de mais de 500 títulos (organizados segundo faixas etárias e temas, com actualização semanal), como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Em simultâneo, procura responder às dúvidas mais comuns, sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos profissionais.
Divide-se em duas áreas:
SOL - Serviço de Orientação da Leitura - um site que reúne o essencial da informação acerca das edições (recentes, sobretudo, mas também as clássicas, nalguns casos até de língua estrangeira) do vasto ramo da literatura para a infância e juventude, acessível através de uma montra (onde cada título é apresentado, nalguns caso com desenvolvimento em comentário e acompanhado da respectiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado) e outras secções complementares.
ABZ da Leitura - disponibiliza orientações teóricas, informações sobre projectos no terreno, ou como os desenvolver, e, sobretudo, os diferentes laboratórios – espalhados pelo país e distribuídos por vários contextos e idades – que testam no terreno as sugestões práticas apresentadas. Aproximadamente dentro de um ano, será posta em prática a segunda fase do projecto, com objectivos semelhantes, mas dirigindo-se exclusivamente a um público jovem.
adaptação de notícia daqui. Img: composição a partir do próprio portal

4 comentários :

Elsa Serra disse...

muito bom!

beijinhos grandes

Anónimo disse...

Vou espreitar...

intruso disse...

(daquelas boas notícias...)
:)

kikazinha disse...

Hum...parece-me que a casa da leitura tem uma bibliografia muitíssimo limitada para este género de iniciativa e um bocado tendenciosa...