junho 14, 2011

gruffalo's mother























Sucedendo a Anthony Browne, Julia Donaldson, is the new Children's Laureate. A informação oficial está toda
aqui e aqui a lista de livros da autora.
A musicalidade das palavras e frases é a característica essencial de Donaldson. O Grufalão, o bem encontrado título português dado pela editora Verbo, guarda na tradução rimada o balanço do original inglês. É precisamente neste livro que Michael Rosen - 2007-2009 laureate - centra o seu discurso quando é chamado a falar sobre a escolha deste bienio. Porque é inevitavel.

junho 09, 2011

a poesia

"A poesia é feita e desfeita da volúvel matéria das palavras, dos seus murmúrios, dos seus sentidos, dos seus tantas vezes misteriosos propósitos. E das raízes das palavras no mundo onde desgarradamente se prende a solidão no mundo, do formidável poder das palavras não apenas de nomear mas de fazer o mundo.
Hoje sou menos ambicioso, já não escrevo poesia para mudar o mundo mas tão-só para evitar que o mundo me mude a mim. No entanto, como pode alguém proteger-se do mundo ( nem de uma constipação, quanto mais do mundo! ) atrás de uns livros de versos?" Manuel António Pina

presence, transformation and story as medicine



Laura Simms, 14 de Junho, 17h00, Centro de Saúde de Sete Rios.

Integrada no ciclo de conferências "Narrativa e Medicina" ( programa, aqui ), Laura Simms virá partilhar a sua experiência de terapeuta pela construção e partilha de histórias na unidade hospitalar e de formação médica Beth Israel Hospital em Harvard, bem como no contexto de solidariedade para a saúde mental de mães e crianças no seguimento do terramoto que abalou o Haiti. Com os estudantes de medicina, a contadora, procura desenvolver aquilo que chama “comunicação com compaixão” (compassionate communication), centrada na escuta de doentes e das suas famílias, bem como na gestão da notícia da doença com integridade e presença. No trabalho directo com pacientes, Laura procura a compreensão da viagem da doença, transformação ou confronto com a morte, através da descoberta de histórias significativas às quais possam dar voz.

A entrada é livre. Os participantes poderão requerer uma pasta com material de apoio (15 €), bem como um certificado (5€ por sessão).

junho 06, 2011

20 muitos contos !







São já 20 as maratonas "de cuentos" em Guadalajara. O cartaz deste ano, intimista, silencioso ..... apetece! O programa está todo aqui. Quem não puder por lá passar, aproveite as histórias à solta em breve por lisboa ( ver entradas abaixo ) ou, mais rápido, mais fácil, mais próximo ainda, peça à primeira pessoa que vir hoje que lhe conte uma hitória ao ouvido.

junho 02, 2011

quase ... joana vasconcelos

uma escultura feita de...





 
O autor é, afinal, o interessante Florentijn Hofman. ( obrigada )

ser uma (e outra) vez


img. selda s.
Si la criatura queda vacía de textos, en el sentido mas cabal de la palabra, sufrirá una muerte prematura del corazón y de la imaginación. ¿Acaso no nos dice la tradición judía que Dios inventó al hombre para escucharle contar cuentos? George Steiner.