janeiro 18, 2009

20 de Março









Pois é, a lagarta mais famosa do mundo faz 40 anos neste 2009. O dia 20 de Março foi designado o “The Very Hungry Caterpillar Day”. Escolas, bibliotecas, livrarias e leitores irão celebrá-lo com uma série de eventos que se estenderão ao longo do ano, em vários lugares do mundo. Embora não goste muito de grandes orquestrações, registo com prazer esta notícia porque, sim, este é um livro - e um autor - absolutamente total e incontornável. Aqui, uma selecção dos trabalhos de Eric Carle, num slideshow de 3 minutos, por ele comentado.
Ps. Em Portugal, depois da antiga e extinta edição do Círculo de Leitores, foi relançado há cerca de 2 anos pela Kalandraka. Falha-lhes a tradução do título, que, tautologicamente acrescenta um "muito" à palavra comilona. Perfeito o título anterior do Círculo, A Lagartinha Comilona. Perfeito, apesar disso, termos a lacuna deste livro de novo reparada.

2 comentários :

Pintarriscos disse...

O que me impressiona no trabalho deste senhor é luz que emana cada uma das sua ilustrações. É como se o branco do papel, ao espreitar por baixo das ilustrações, se tornasse ainda mais branco e luminoso. E tudo isto já tem décadas, o que prova que quando um trabalho é mesmo bom, ultrapassa as barreiras do tempo, da moda e tendências, e, neste caso específico, até mesmo do conceito um pouco limitado e redutor de "Ilustração Infantil". De facto, apesar de também utilizar este termo, mentiria se afirmasse que o mesmo não me causa alguma confusão. Como aliás, também acontece com Literatura Infantil" ou "Livros para Crianças". Aprecie-se o trabalho de Kveta Pacovska. Esta jovem senhora de 80 anos é muito mais moderna, avantgarde, sofisticada e criativa do que muitas estrelas actuais do mundo das artes. Existe poventura alguém que tenha a coragem de afirmar que ela é "apenas" uma ilustradora infantil?

A mais famosa cattepillar do mundo está de parabéns.

Paulo Galindro

FasTracKids Lisboa Norte disse...

Read for the Record 2009 a 8 de Outubro


Read for the Record é uma iniciativa internacional que visa sensibilizar para a importância da educação pré-escolar e da literacia.

Todos os anos, a Jumpstart, uma organização Norte-Americana sem fins lucrativos, patrocina este evento na tentativa de quebrar o recorde do Guinness Book of Records como o maior evento de leitura partilhada de sempre, ao incentivar pessoas de todo o mundo e de todas as idades a ler o mesmo livro no mesmo dia.

Este ano, o livro escolhido foi “A Lagartinha Muito Comilona” de Eric Carle, um clássico que comemorou os seus 40 anos no passado dia 20 de Março de 2009, agora em nova edição da Kalandraka, com tradução de Ana Aires e Isabelle Buratti.

A FasTracKids Int. apoia e promove esta iniciativa em todas as suas localizações nos cerca de 50 países em que se encontra.

Vão a www.readfortherecord.org e participem!