agosto 26, 2008

( os teus olhos )

(...) A preguiça é a máxima das liberdades. Ser livre não é apenas poder decidir entre A, B ou C, como por vezes se pensa; é ainda poder não decidir.
Decidir é recusar umas hipóteses e escolher outras; é perder sempre. Por cada opção agarrada, milhares de outras se perdem. Daí que a perguiça signifique, de certa maneira, o regresso a um estado infantil em que tudo era sempre possível porque ainda nada se havia recusado. (...)
Que fizeste tu nestes dias de Agosto? "Fiz a minha tranquilidade", eis uma resposta possível. E que trabalho dá fazer tal coisa tão pouco visível.
Em suma, há a perguiça e há ainda muitos trabalhos. E se nos for dado a escolher um, porque não aquele de que falava a cantora Laurie Anderson: "os teus olhos. É um dia inteiro de trabalho olhar para eles".

gonçalo m. tavares, in Ginko Set 08.

12 comentários :

margarida disse...

que bonito!... apetece copiar à mão

Pedro_Berenguer disse...

Estou com a margarida: BONITO!

Não conhecia o "dito" (cantado?) da Laurie Anderson - Gostei!

magarça disse...

"Fiz a minha tranquilidade".. a melhor frase que li este Verão. Este texto é precioso ( ou não fosse eu uma adepta da preguiça:)

Anónimo disse...

... que sintonia Dora, por isso hoje foi dia de sms, são exactamente por estes mundos que anda a minha cabeça, e mais uma vez nos textos do Gonçalo está lá tudo, não é preciso nem mais uma palavra...até...M.

Ricardo Pulido Valente disse...

bom espaço:)

vou te linkar.

bj

Calais Pedro Family disse...

Muito bonito! Obrigada, Dora, por mais este momento poetico apos ter ouvido o Obama num discurso historico... algo poetico tambem. Beijinhos da Joao

moriana disse...

"decidir é perder sempre".
retenho esta frase
mas gosto de ter a opção de recusar
:)

Cecilia A.E disse...

querida dora
¿te llegan mis e-mails?
un beso grande
cecilia

Unknown disse...

Querida Dora,

Andava eu aqui a vaguear a "minha tranquilidade” nesta manhã a sim-a-cinza de Amesterdão e senti saudades tuas... que bom é reler-te.

Um beijo grande
Ricardo Macedo

Mónica disse...

¡Bom dia!, gostei muito das palavras que li neste post. Obrigadinha pela sugerência :D

Ana M disse...

que coisa mais maravilhosa! e me veio a calhar. posso roubar pra postar no meu blog? é perfeito demais para mim e para o meu momento de hoje. Gingko é uma revista, é isso? achei uma revista com esse nome na net. esse lugar aqui é lindo, me encanta. muito.

ana

Ana M disse...

caramba, na revista online não tem o texto; e eu mora aqui no além-mar! mas achei o texto num outro lugar, pra pendeurar na parede de casa. vou ver se uma amiga que tenho em coimbra me manda a revista (no papel) que até o prefiro à tela de vidro.

ana